Lupércio, terça-feira, 16 de agosto de 2022 Telefone (14) 3474-1128

Administração - Domingo, 28 de Abril de 2019

"1º de Maio. ""Parabéns Trabalhador!"

Mensagem do Prefeito Anézio Kemp

Nesta quarta – feira 1º de maio; queremos cumprimentar carinhosamente a todos que fazem do trabalho; o ponto de partida para tudo de bom que a vida pode oferecer. Que nesse dia possamos comemorar juntos nossas conquistas atuais e aquelas que ainda virão. Fruto da incessante luta dos trabalhadores pelos seus plenos direitos. De modo especial felicito os servidores públicos municipais de Lupércio e do Distrito de Santa Terezinha; que sem medirem esforços participam ativamente da construção do município que sonhamos para todos nós. Que Deus proteja cada trabalhador; sua família e seus lares. Parabéns!

História – (Dia do Trabalhador).

Na Idade Média; época que se caracterizou pela economia ruralizada; enfraquecimento comercial e sistema de produção feudal; as relações de trabalho eram baseadas no trabalho servil; onde o vassalo era obrigado a manter fidelidade ao senhor feudal. Como essa situação tornou-se insustentável; cada vez mais os servos procuravam; através de lutas; tornarem-se livres para procurar o melhor meio de sustento. A partir daí formam-se em determinados pontos pequenas unidades artesanais; constituindo cidades; valorizando novamente o comércio que agora cresce além dos mares. Neste período predominavam as profissões de sapateiro; artesões; alfaiates e comerciantes em pequenos mercados. Entre os séculos XVI e XVII começam a ocorrer os grandes descobrimentos científicos e técnicos; facilitando a instalação do capitalista de produção. Com a Revolução Industrial o sistema capitalista se fortificou e as relações de trabalho modificaram-se por completo; houve aumento significativo da produção material e do rendimento do trabalho; sendo que este sistema impera na maioria dos países até hoje.

Portal atualizado em: 12/08/2022 14:11:24