Saúde - Sábado, 09 de Março de 2019

Prefeitura inicia projeto cientifico de combate à dengue em Lupércio e no Distrito de Santa Terezinha

Reforçada pela equipe do Centro de Controle de Endemias da unidade de saúde teve início as ações de combate e controle à dengue em Lupércio e no Distrito de Santa Terezinha. O trabalho é uma continuidade do projeto da pesquisadora Osmarina Godoy Lima; mestre em “Educação” e “Sociedade e cultura da Amazônia”; atualmente doutoranda em Biotecnologia; a qual está desenvolvendo no município uma inferência intitulada “O conforto humano e a criação de nanoclimas que viabilizam a proliferação do Aedes aegypti em todas as estações do ano em clima tropical”.  O objetivo da pesquisa é mapear e avaliar os diversos nanoclimas que viabilizam a sobrevivência e a reprodução do Aedes aegypti do verão ao inverno; visando seu monitoramento e controle; nas diferentes estações do ano; por meio da instalação de armadilha para capturar o mosquito Aedes aegypti. Essas armadilhas visam em especial pegar a fêmea adulta responsável pela transmissão da doença (dengue); e já começaram a ser instaladas nas residências dos lupercenses e terezinenses por meio de sorteio e com a participação voluntária da comunidade. As armadilhas são compostas de pasta de celulose e resina vegetal; e são atóxicas e biodegradável. A Agente de Endemias do Programa de Controle a Dengue; Fátima Cremoneze.; enfatiza que os parceiros estão sendo essenciais para o desenvolvimento das ações de prevenção e combate à dengue no município. Fatima informa também que; em Lupércio; e no Distrito de Santa Terezinha a ação será idêntica. Ou seja; será realizado o tratamento químico para eliminação dos focos; e uma campanha de conscientização; onde os agentes vão retirar material considerado propenso à proliferação da larva do Aedes aegypti; mosquito transmissor da dengue. Para ela as ações de combate à dengue estão sendo importantes: "Já fizemos a parte teórica e; agora; estamos na prática. Isto representa bagagem para todos nós; uma forma de conhecermos os problemas endêmicos"; disse. "Além disso; vamos também conhecer outras técnicas; para diagnóstico de doenças endêmicas; explicou; lembrando que outro fator primordial é a oportunidade de auxiliar a prefeitura no combate a uma doença como a dengue.