Lupércio, Quinta-feira, 17 de Junho de 2021 Telefone (14) 3474-1128

Saúde - Quinta-feira, 26 de Março de 2020

Prefeitura de Lupércio inicia primeira fase da campanha nacional 2020 contra a gripe

A Prefeitura de Lupércio iniciou; por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); a primeira fase da campanha nacional contra a gripe. A imunização começou na segunda-feira (23/03) e prossegue até 23 de maio; nas salas de vacinação das 2 unidades de saúde do município. A primeira fase da campanha tem como público-alvo idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores da área da saúde.  De acordo com a Coordenadoria de Imunização da SMS; a expectativa é vacinar 90% do público-alvo da 1ª fase; visto que a proteção da vacina é anual. “A vacina deste ano está completamente diferente do ano passado; porque é produzida a partir da pesquisa do vírus que está circulando no país naquele momento. Além disso; ela não possui memória imunológica; e só confere proteção por um ano”; afirmam os responsáveis pelo setor. A decisão de priorização dos idosos se dá pela maior vulnerabilidade deste grupo em relação a doenças; evitando um deslocamento às unidades de saúde no período esperado de provável circulação do Coronavírus no país. Além disso; a antecipação da campanha; que normalmente ocorre no fim de abril; é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao COVID 19. Com a proteção da vacina e a consequente diminuição dos casos de influenza H1N1; H3N2 e Influenza b; é mais fácil diagnosticar possíveis casos de coronavírus em caso de sintomas gripais fortes. Os pacientes acima de 80 anos deverão receber a aplicação da vacina em domicílio. Esse atendimento será realizado com base nos dados dos usuários cadastrados nos programas Saúde da Família. Os que ainda não estão cadastrados devem entrar em contato com o posto para fazer o cadastro e evitar a locomoção ao posto de saúde.

Calendário da campanha

Conforme o calendário divulgado pelo Governo Federal; a campanha de 2020 segue três fases:

1ª fase (a partir de 23/03): idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde.

2ª fase (a partir de 16/04): professores de escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

3ª fase (09/05 a 23/05): crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; adultos de 55 a 59 anos de idade.

A Vacina

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus; mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid 19; ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada. A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves; como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte; motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde; e será disponibilizada; gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade. A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição:

•  A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09
  •  A/South Austrália/34/2019 (H3N2)
  •  B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)